top of page
tauro-logo-hor-trans_edited_edited.png

O Gargalo Dita o Ritmo

  • Foto do escritor: Tauro Consultoria
    Tauro Consultoria
  • 12 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Identificar seu impeditivo e atuar sobre ele é o que manda a Teoria das Restrições


De acordo com a Teoria das Restrições, os processos têm um fator limitante (a restrição), que impede o alcance de uma meta ou, então, que diminui a capacidade de produtividade. A ideia central da TOC é que sempre há a possibilidade de melhorar os resultados, minimizando a relevância do gargalo. E toda a cadeia produtiva da empresa precisa ser vista em conjunto e não em partes desconexas. Toda organização é vista como uma corrente que olha sempre o seu elo mais fraco. Quanto mais complexa a empresa, mais correntes interdependentes.


Existe o gargalo e o não gargalo. Se os recursos conseguem fazer somente o que a demanda pede, então é um gargalo. O conceito de utilização 100%, então, é ruim para a operação. A ociosidade do profissional não é um problema, pelo contrário, o colaborador pode ficar alguns momentos ociosos, desde que sempre esteja preparado para a demanda. O problema é seu colaborador estar ativo em 100% do tempo. Sua operação é ditada pelo potencial produtivo de seu pior gargalo.


"A fábrica não foi construída para dar prejuízo. A empresa existe para dar lucro" - Frase do livro "A meta"

Logo, para obter o melhor ganho de um gargalo é importante que este traga resultados imediatos. Produtos em não conformidade são considerados gargalos da mesma forma. Nisso, a Teoria das Restrições se utiliza de cinco etapas: 1. Identificar as restrições para atingir a meta; 2. Decidir como explorar as restrições; 3. Subordinar qualquer coisa à decisão anterior; 4. aumentar a capacidade de geração de saída da restrição; 5. volte ao primeiro passo.


Para suportar todas as cinco etapas, a TOC apresenta um conjunto de indicadores que tem como objetivo monitorar o resultado da organização. Os principais desses indicadores são o Ganho, Investimento e Despesa Operacional. O indicador que aponta se é correta, ou não, a decisão é o Retorno sobre Investimento. Ou seja, de tudo o que estiver em análise, o retorno será o principal para a decisão final.


Se sua empresa precisa eliminar os gargalos que impedem de ter maior produtividade, consulte a Tauro Consultoria, empresa com profissionais especializados na implantação da Teoria das Restrições e adequação de suas operações aos gargalos existentes.



ree

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page