Estratégia, a Chave do Negócio!
- Tauro Consultoria

- 3 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Não confunda estratégia com eficiência operacional!
Um dos grandes desafios da implantação estratégica de uma empresa é envolver a liderança (primeiramente) e colaboradores. Em pesquisa recente, 91% dos líderes empresariais dizem não atuar com o foco na missão ou visão da empresa. Ora, se eles não se apegam aos preceitos do local onde trabalham, como passar esta motivação aos colaboradores e fazê-los compreender a necessidade de seguir por uma linha previamente traçada por aqueles que administram o negócio.
Quando a alta administração da sua empresa propuser uma estratégia de reduzir os custos operacionais, cuidado! Há uma diferença entre um e outro. A estratégia visa estruturar sua empresa em conceitos e convicções (algumas delas flexíveis). Com uma estratégia bem fundamentada sua empresa se diferencia das outras, principalmente de seus concorrentes e cria vantagens competitivas.
A vantagem competitiva é a capacidade de neutralizar ou diminuir a ação dos concorrentes no mercado em que atua, visando tem um benefício financeiro sobre ele. Ela pode se dar pelo modelo de trabalho ou excelência em alguma modalidade. É muito difícil de manter uma vantagem competitiva por um grande período de tempo, por que as informações estão compartilhadas, de modo que seus concorrentes podem alcançar esses benefícios.
Essas vantagens criadas pela estratégia de uma empresa podem se dar de diversas formas, como pela maraca empresarial, localização da empresa, preço ou qualidade do produto, mercado digital, atendimento de excelência, entre outros.
Em linhas gerais, reduzir o número de colaboradores de uma empresa não se trata de estratégia. Estratégia fala em diferença destacar sua empresa do mercado. Nem sempre é simples construir uma estratégia bem estabelecida. Para isso, conte sempre com uma consultoria especializada na composição de diferenciais para sua companhia.





Comentários