top of page
tauro-logo-hor-trans_edited_edited.png

O Que Não é Medido, Não é Gerenciado!

  • Foto do escritor: Tauro Consultoria
    Tauro Consultoria
  • 1 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Frase famosa é ainda mais relevante em mercado competitivo.


A melhoria contínua é um tema que vem sendo debatido nas empresas de forma muito intensa nos últimos anos. Isso por que a melhoria contínua é um processo constante de inovação para toda empresa, entretanto, a dificuldade de mensurar seus ganhos gera riscos para suas implantações. E de fato a medição do desempenho é um dos pontos mais importantes para a justificativa de uma melhoria.


Mas antes de aplicar a medição, o passo a ser dado é desenvolver o hábito de melhoria contínua em sua empresa, desenvolvendo pessoas e ferramentas. Em seguida ainda falamos em relacionar a melhoria contínua com os objetivos estratégicos da companhia e criar procedimentos que contribuam com a evolução da melhoria são passos fundamentais. Para todas essas frentes precisamos pensar no quanto a empresa é madura para atuar com a melhoria.


Após a estrutura da melhoria, hora de implantar um sistema de medição, de modo que ele sempre contribua com os objetivos empresariais. Os passos para a implantação dessa gestão de indicadores é, primeiro, definir a missão da organização, atrelando a estratégia à melhoria, como falado. Essas ações podem relacionar com a lucratividade e gestão financeira da empresa. É importante estabelecer uma pessoa ou mesmo área para dominar essas ações, centralizando indicadores e tendo aquele que responde pelos números. Criar histórico é o que fará, de fato, comparar historicamente suas evoluções.


Precisamos entender que os indicadores não estão ligados apenas à operação. Muitas vezes entendemos que o desempenho operacional é o que vale para os tais KPIs, mas se esses fatores não estiverem alinhados aos ganhos em todas as frentes, facilmente se perderão em justificativas de aplicação. O Balanced ScoreCard é um dos exemplos de excelente utilização dos indicadores e das medições da melhoria contínua.


A Tauro Consultoria tem um modelo de gestão de processos com o suporte de indicadores de desempenho muito expressivo. Começamos exatamente como manda o figurino! Alinhamos as estratégias e para cada conceito traduzimos seus possíveis ganhos. Em seguida, com tudo estabelecido, e atuando fortemente no plano de ação, controlando os ganhos de sua empresa. Este é o conceito Tauro de Consultoria.



ree

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page