top of page
tauro-logo-hor-trans_edited_edited.png

Tenha Ganhos Eliminando Gargalos

  • Foto do escritor: Tauro Consultoria
    Tauro Consultoria
  • 4 de ago. de 2021
  • 1 min de leitura

O uso das Teorias das Restrições para ganhar competividade operacional


A Teoria das restrições é uma das grandes teorias de gestão empresarial do tempo atual. Criada por Eliyahu Goldratt e famosa principalmente pelo livro “A Meta”, essa teoria reconhece que todos os sistemas de negócio sofrem limitações e cabe ao gestor controlar os gargalos do seu dia a dia para alcançar ganhos que, segundo o autor, sempre há a possibilidade de melhorar os resultados, minimizando a relevância do gargalo.


Ela se apoia em três frentes principais: Ganhos, despesa operacional e inventário (estoque não vendido e não pronto para uso). O ganho de uma operação é mais importante. A redução do inventário é a segunda prioridade e as despesas operacionais (custos) a terceira. Então, reduzir custos que não reduzem as despesas operacionais não levam a TOC a grande performance.


“Diga-me como mensura e eu te direi como me comportarei” – Eliyahu Goldratt

Os maiores benefícios da TOC (sigla de theory of constraints) mais visíveis de se observar são aumento do lucro da empresa, correção crítica de falhas, otimização da capacidade de produção e redução em prazos de entrega. Geralmente percebemos que esta teoria foca em ganhos ao invés de redução de custos, como vemos em teorias como Lean.


Identificar as principais restrições que o mercado possui é o grande desafio para a empresa que adota esta metodologia. Mas uma vez que se compreende o funcionamento deste mecanismo, o modelo de atuação da TOC nas empresas é relativamente simples e apresenta ganhos rápidos e sustentáveis.


Você e sua empresa podem contar com a Tauro Consultoria para a implantação da Teoria das Restrições, obtendo resultados altamente relevantes para sua empresa.


ree

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page